sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sobre o Vale de Ossos secos: Profetiza!

"Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espirito e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos... e estavam sequissimos..."


Muitas vezes, nos deparamos com situações em nossas vidas, em que tudo parece perdido. As circunstâncias que os nossos olhos alcançam são decepcionantes. Nos desesperamos, sofremos, choramos e muitas vezes desistimos de continuar. As limitações visuais e perceptiveis nos fazem intender que tudo esta perdido, que não há mais esperança.  E é nesse instante que deixamos tudo se acabar, nos acostumamos a condição de "coveiros", quando temos um Deus que nos deu autoridade de "profetas". Nós ficamos sentados enquanto o leite derramado escorre pelo ralo, frustrados e sem ação.

"... Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos?..."

E Deus tenta nos "contactar", através da sua palavra (biblía), de um irmão, de um louvor e até mesmo do espirito santo que fala diretamente ao nosso coração. Mas nos fechamos dentro de nosso sofrimento, esperando um milagre que venha na "marra". Quantas vezes o Senhor Jesus já esteve a sua volta, fazendo a mesma pergunta que fez ao Profeta Ezequiel naquele dia? "Acaso há solução para você?" E você nem ouve! E quando Ouve, ignora, ou respode negativamente.
O que temos que intender é que o nosso Deus é suficientemente poderoso pra fazer tudo! Não há limites para o seu poder agir, não há barreiras, não há lugares e nem acepcção de pessoas. Todos podem alcançar a plenitude do seu poder, todos tem acesso ao seu 'colo de amor' e sua misericordia.
Quando aprendemos que nem a morte foi capaz de deter o nosso Jesus, ai passamos a ser realmente " mais que vencedores". Antes disso, somos apenas o coveiro de nossa historia, usando nossa boca contra nós mesmos. " ah!, no meu caso não há mais nada o que fazer."

"... Disse-me ele: Profetiza a esses ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor..."

Naquele dia, foi essencial a 'palavra proferida' de Ezequiel. Se ele tivesse apenas pensado, ou apenas crido, nada teria acontecido. Pois se a língua é o que amaldiçoa o homem, é também a que abençoa. Tudo que nossa boca profere é recolhido, e o inimigo se aproveita bem quando dizemos algo mau. Não basta semente crer, esperar e orar, é necessário que tudo seja "dito", "pronunciado com todas as letras".
Abra sua boca e profetize sobre o seu "vale de ossos secos". Seja na sua casa, no seu trabalho, seja na comunidade da Igreja, não importa. Quando obedecemos a voz do nosso Deus, tendo fé, profetizando e esperando com paciência, tudo coopera para o nosso bem, pois quem ama o seu pai, o obedece, e obedecendo a ele, recebe a benção.

"... Então profetizei segundo me ordenara e o espirito entrou neles e viveram, e se puseram de pé, um exército sobre modo numeroso..."


Ezequiel :37